Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 27 de abril de 2011

medicamentos para diabetes


Medicamentos para Diabetes tipo 1 e 2
Algumas pessoas conseguem manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada adaptando simplesmente um estilo de vida mais saudável. No entanto, se necessitar da ajuda adicional de medicamentos para a diabetes, esta secção vai ajudá-lo a compreender quais as opções de tratamento adequadas ao seu caso.







Opções de tratamento da diabetes
O primeiro passo no tratamento da diabetes tipo 2 é, frequentemente, uma dieta com restrição calórica, abstenção do consumo de açúcares simples, perda de peso e maior actividade física. No entanto, estas medidas nem sempre são suficientes para fazer descer os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) para os valores de referência.
Vantagens do tratamento
Existem diversas opções de tratamento disponíveis para pessoas com diabetes tipo 2. Estes medicamentos actuam de forma diferente para baixar os níveis de glicemia. O seu médico dir-lhe-à qual o tipo de medicamento indicado para si.



Diversas opções de tratamento disponíveis para o tratamento da diabetes tipo 2:
Biguanidas: Essencialmente, reduzem a quantidade de glicose produzida pelo fígado
Inibidores de DPP-4 e GLP 1: Induzem a diminuição da glicemia aumentando a quantidade de insulina produzida no pâncreas e diminuindo a quantidade de açúcar produzido no fígado
Insulina: Um hormona injectável que substitui a insulina normalmente produzida pelo organismo para ajudar a controlar os níveis de glicemia
Inibidores da alfa glucosidase: após as refeições, abrandam a decomposição e a absorção dos hidratos de carbono
Sulfonilureias e meglitinidas: Estimulam directamente o pâncreas para libertar insulina
Glitazonas (também designadas por TZDs ou Tiazolidinedionas): Essencialmente ajudam o organismo a utilizar a insulina e a transportar a glicose para o interior das células



Este diagrama mostra onde cada um dos medicamentos referidos actua no organismo:
Adjuvante oral à terapia
Como as opções de tratamento referidas acima actuam de forma diferente para baixar os níveis de glicemia, são frequentemente prescritos em conjunto. Se um único medicamento não produz os efeitos desejados, o seu médico pode combinar dois ou mais medicamentos para ajudar a melhorar o controlo da glicemia.
Aumento de peso
O aumento de peso pode ser um efeito secundário de tomar alguns dos medicamentos referidos acima. Se isso constituir uma preocupação para si, deve discutir o assunto com o seu médico para que este possa ajustar a sua medicação em conformidade. E lembre-se de que não tem que se conformar com o aumento de peso como parte do tratamento da diabetes. Há medidas que podem ajudar a contrariar o aumento de peso  para obter orientação sobre como controlar eficazmente o aumento de peso.


Viver de forma saudável
Para além de tomar os medicamentos prescritos, manter um estilo de vida saudável vai ajudá-lo a regular os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) e permitir-lhe ter um papel activo na gestão da sua diabetes.


Fazer mudanças saudáveis






Alguns dos hábitos de estilo de vida que adquirimos têm efeitos nocivos para a nossa saúde e na diabetes tipo 2. Para a maioria das pessoas, mudar hábitos antigos é extremamente difícil.
Quando se tem diabetes tipo 2, é importante desenvolver uma abordagem saudável à alimentação e à actividade física já que isto vai ajudá-lo a manter os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) dentro de limites seguros. Normalmente, quando se mudam hábitos de estilo de vida, as pessoas passam por 5 fases:
1.
Não-consciência — Ainda não pensou sobre mudar de hábitos
2.
Tomada de consciência — Considera que poderá haver vantagens em mudar de hábitos
3.
Estar preparado — Está pronto a agir
4.
Acção — Está a tomar medidas para adoptar um estilo de vida mais saudável
5.
Manutenção — Fez algumas mudanças saudáveis e está agora a trabalhar na manutenção das suas conquistas
No que se refere à sua atitude relativamente a hábitos saudáveis, em que fase está? Depois de ter identificado a sua posição actual, pode começar a progredir para um estilo de vida mais saudável.





Desenvolver um plano de acção para assumir hábitos saudáveis

Defina objectivos específicos e atingíveis para o seu peso e actividade física. Fale com o seu médico para se certificar de que os objectivos são realistas.

Decomponha um grande objectivo em passos menores—por exemplo, comece com uma caminhada de 5 a 10 minutos 3 vezes por semana e depois vá aumentando gradualmente a duração e frequência das caminhadas.

Efectue mudanças de estilo de vida com as quais possa viver o resto da sua vida, como o controlo das porções.

Reconheça os estímulos que conduzem a comportamentos não saudáveis e planeie de que forma evitar essas situações no futuro.

Dê a si próprio recompensas por cada marco e progresso especial conseguido para assumir hábitos saudáveis.

Procure apoio—ponha a sua família e amigos ao corrente do seu plano para tomar melhor conta da sua diabetes tipo 2. Fale com eles sempre que precisar de apoio.

Espere deparar-se com obstáculos e retrocessos - depois aprenda a lidar com eles, contorná-los e avançar.

Seja positivo—viver com diabetes tipo 2 é um desafio. Conceda créditos a si mesmo pelo esforço feito para adoptar um estilo de vida mais saudável.



Guia alimentar
A importância de ter uma alimentação saudável
Juntamente com a actividade física e tomar correctamente os medicamentos prescritos, comer de forma saudável é extremamente importante para um controlo eficaz da diabetes.
Uma alimentação saudável vai ajudá-lo não só a gerir os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue), vai ainda ajudá-lo a manter os níveis de colesterol, tensão arterial e peso sob controlo. Isto, por sua vez, vai reduzir o risco de doença cardíaca e enfarte.
As vantagens de uma alimentação saudável
O primeiro passo para comer de forma saudável é desenvolver um plano de refeições adequado à diabetes. Este plano servirá de guia para o ajudar a incorporar uma dieta equilibrada no seu estilo de vida actual. O seu plano de refeições adequado à diabetes deve ter em conta os seus níveis de glicemia, a sua tensão arterial, colesterol e peso. Peça ajuda ao seu médico para delinear um plano que seja adequado às suas necessidades.
A base do seu plano de refeições deve centrar-se em horas de refeições definidas, controlo de quantidades e uma dieta equilibrada. Deverá verificar os seus níveis de glicemia 2 horas após o início de uma refeição. Com o passar do tempo, vai conseguir prever como os diferentes alimentos vão afectar a sua glicemia, permitindo-lhe ajustar o seu plano de refeições em conformidade.
Pirâmide dos alimentos
Ter uma dieta equilibrada e nutritiva é uma parte importante do controlo da diabetes tipo 2. Comer diversos alimentos dos grupos de alimentos básicos pode ajudar a gerir a sua diabetes. Discuta a sua dieta com o seu médico e peça-lhe ajuda para criar um plano que se adeque às suas necessidades. A pirâmide abaixo indica quais os grupos de alimentos que deve tentar incorporar no seu plano de refeições e em que quantidades.



Medicamentos


O tratamento do diabetes tipo 1, na maioria dos casos, consiste na aplicação diária de insulina, dieta e exercícios , uma vez que o organismo não produz mais o hormônio. A quantidade de insulina necessária dependerá do nível glicêmico. Naturalmente, a alimentação também é muito importante, pois ela contribui para a determinação dos níveis glicêmicos. Os exercícios físicos baixam os níveis, diminuindo, assim, a necessidade de insulina.
Existem diferentes tipos de preparação de insulina, que distinguem-se pela velocidade com que é absorvida do tecido subcutâneo para o sangue (início da ação) e pelo tempo necessário para que toda a insulina injetada seja absorvida (duração da ação).
Insulina de ação rápida
Esta é uma solução límpida (transparente) de insulina que possui rápido início e uma curta duração de ação. As insulinas de ação rápida atingem o sangue e começam a reduzir o açúcar sangüíneo aproximadamente ½ hora após a injeção. Porém, como os nutrientes dos alimentos são absorvidos ainda mais rapidamente do intestino para a corrente sangüínea, a insulina deve ser injetada ½ hora antes de uma refeição.
Insulina de ação ultra-rápida
Assemelha-se à água de rocha, cristalina e transparente. Sua ação se inicia em 1 a 5 minutos, atinge o pico em 30 minutos, período máximo de ação persistente até 2,5 horas e dura de 3 a 4 horas. Não contém protamina ou zinco. Age de maneira mais semelhante à produzida pelo pâncreas normal.
Insulina de ação lenta
O conteúdo é leitoso, turvo, em decorrência de substâncias que retardam a absorção e prolongam seus efeitos. A insulina é preparada com zinco. Sua ação inicia-se em 1 a 3 horas, atinge o máximo no sangue (pico) em 8 a 12 horas e dura de 20 a 24 horas. É a insulina que mais se aproxima do ideal no controle rotineiro do diabetes.
Insulina de ação ultralenta
Tem aspecto leitoso e também é preparada com zinco. Sua ação tem início em 4 a 6 horas. Seu pico acontece após 12/16 horas e tem duração de 24 horas, podendo atingir 36 horas.
Insulina de ação intermediária
Esta insulina é obtida pela adição de uma substância que retarda a absorção da insulina. A combinação da insulina com uma substância de retardo geralmente resulta na formação de cristais que dão ao liquido uma aparência turva.
Os cristais de insulina devem ser misturados de forma homogênea no líquido antes de cada injeção. As insulinas de ação intermediária levam aproximadamente 1 ½ hora antes de começarem a produzir um efeito. O maior efeito ocorre entre 4 e 12 horas após a injeção, e aproximadamente após 18 a 24 horas a dose terá sido completamente absorvida.
Insulina pré-mistura
Existem também misturas prontas de insulinas de ação rápida e de ação intermediária. Estas pré-misturas são apresentadas em várias e diferentes combinações pré-misturadas, contendo de 10 - 50% de insulina de ação rápida e de 90 a 50% de insulina de ação intermediária.
Insulina de ação prolongada
Finalmente, há insulinas de ação prolongada, feitas através de técnicas de recombinação genética, que possuem uma duração em torno de 24 horas. São as insulinas mais atuais, e tentam aproximar-se da insulina basal ideal.
É importante observar que os tempos de duração e absorção aqui descritos são apenas aproximados. A absorção da insulina sempre depende de fatores individuais. O tamanho da dose é outro fator: quanto maior a dose, maior a duração. 


Gorduras, óleo e doces
Ao cozinhar, prefira os óleos líquidos às gorduras sólidas como a manteiga. Se estiver a tentar perder peso, limite a quantidade de gorduras que ingere e opte por porções mais pequenas.

Leite/lacticínios
O leite e os lacticínios contêm grandes quantidades de proteínas, cálcio e vitaminas, importantes para uma dieta equilibrada, no entanto contêm também um elevado teor de gorduras. Seleccione a versão magra ou meio-gorda e opte por 2 a 3 ingestões diárias.

Carne, substitutos da carne e outras proteínas
As proteínas estão cheias de vitaminas e minerais. Escolha 110 a 180 g/dia, divididas pelas várias refeições. Tente escolher carnes magras com pouca gordura. Como fonte de proteínas alternativa, o peixe e o marisco são muito nutritivos e mais saudáveis que a carne vermelha.

Frutas
As frutas têm geralmente um elevado teor de hidratos de carbono e contêm bastantes vitaminas, minerais e fibras. Opte por 2 a 4 peças por dia.

Vegetais
Os vegetais têm baixo teor de gordura e muitas vitaminas, minerais e fibras. Opte por 3 a 5 porções ao dia e certifique-se que ingere bastantes vegetais sem amido como a alface, espinafres, tomate e brócolos.

Pão, cereais e outros amidos
Este grupo constitui a sua principal fonte de hidratos de carbono. Escolha 6 a 11 porções por dia divididas pelas várias refeições. O índice glicémico pode dizer-lhe como os diferentes hidratos de carbono afectam os níveis de açúcar no seu sangue. Alimentos com um índice glicémico alto têm um grande impacto nos seus níveis de glicemia. Alimentos com um baixo índice glicémico têm um menor efeito sobre os seus níveis de glicemia e são, por isso, mais adequados para a gestão da sua diabetes. Tente optar por versões integrais de hidratos de carbono uma vez que estes não foram processados e são, assim , mais saudáveis.

Muita água
A água é a forma mais saudável de saciar a sua sede. Se quiser variar, tente bebidas isentas de calorias. Evite bebidas gaseificadas e de qualquer coisa que contenha um elevado teor de açúcar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário