Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 27 de novembro de 2010

Telecurso2000MedioGeografia.pdf apostila

Apresentação
Este é o primeiro volume de Geografia do
2º grau do Telecurso 2000. Ele é uma síntese da matéria necessária para que você
aumente seu conhecimento sobre essa fascinante ciência, que procura compreender
e explicar as contradições presentes no mundo atual. Sua proposta é tratar
de temas como a questão ambiental, as desigualdades econômicas e sociais,
e os conflitos políticos que estão nas páginas dos jornais e nas telas da televisão.
No entanto, embora focalize questões atuais, sua meta é utilizar o raciocínio
espacial para ajudar você a sistematizar a grande quantidade de informação que
recebe todos os dias. Assim, vamos utilizar o saber da Geografia e acompanhar
o trabalho do geógrafo para aprender que existem maneiras de ordenar
o conhecimento sobre as relações entre a natureza e a sociedade, que podem
ajudar a decifrar os aparentes enigmas deste conturbado final de século.
Seu livro é um guia para acompanhar as aulas que serão transmitidas pela
televisão e um companheiro para solucionar as dúvidas e exercitar o conhecimento
que você vai adquirir com o Telecurso 2000. Algumas vezes, a linguagem
pode parecer difícil, mas não desanime. Você já avançou muito para atingir
o 2º grau e sabe que seu esforço será compensado pelos horizontes que você está
abrindo em sua vida.
Cada aula corresponde a um programa de televisão, e está organizada de
modo que você acompanhe o seu aprendizado, avaliando seu desempenho
e ampliando seu conhecimento sobre o mundo atual. Em todas as aulas você
encontrará alguns símbolos que irão ajudá-lo a descobrir os caminhos
da Geografia. Siga o roteiro.
Este é o objetivo da aula que está começando. Aqui estão as metas
principais que você vai buscar no decorrer da teleaula e nas quais deve prestar
atenção no texto do livro.
Aqui vamos apontar a importância do tema que está sendo trabalhado
na aula. É o nosso teletema, que mostra a importância do saber da Geografia
e do trabalho dos geógrafos para compreender como participamos da constru-
ção do mundo atual.
É o coração da aula - o desenvolvimento. Aqui serão apresentados
e discutidos os conceitos que a Geografia utiliza para ordenar o conhecimento
sobre o mundo em que vivemos. Você deve prestar muita atenção nesta parte da
aula, pois é nela que está a chave para o seu aprendizado.
Esta é a sua sabedoria. Trata-se do resumo do que aprendeu na aula e que
já faz parte do seu conhecimento obtido com a Geografia. É muito importante
que você se sinta seguro quanto aos pontos destacados pela coruja. Caso
contrário, é hora de dar uma boa relida no texto.
Aqui você vai colocar em prática o que aprendeu na aula. Preste atenção
no enunciado das questões e sinta-se à vontade para escrever o que pensa.
Os exercícios foram elaborados para ajudá-lo a enfrentar as provas do supletivo.
Não deixe nenhum deles sem solução.
Seguindo esse roteiro, você vai aprender que a Geografia é uma ciência
preocupada com os problemas atuais, embora já possua uma longa história,
e verá que os métodos de trabalho dos geógrafos podem nos ajudar a conhecer
melhor as formas e os processos que ocorrem no mundo em que vivemos.
Para aprofundar o seu conhecimento de Geografia, é necessário que você
procure aplicar ensinamentos dela na observação da realidade que o cerca,
na leitura atenta das informações de jornais, revistas e livros, e no diálogo
participativo com seus companheiros de trabalho e vizinhos.
A equipe de professores que redigiu este livro também quer aprender com
cada aluno ou aluna que dedicar uma parte de seu precioso tempo para estudar
Geografia e participar deste grande esforço de aprendizado. Não deixe de
escrever para o Telecurso 2000 manifestando sua opinião sobre o livros e sobre
as aulas da televisão. Isso vai nos ajudar muito a aprimorar nosso trabalho.
Mas, além de aprender Geografia, vamos acreditar que, como propõe
Leonardo Boff, "chegou um momento de fazer um balanço para ver o que é
possível salvar, como mudar o rumo do caminho e como colaborar na consciência
coletiva de uma cultura ecológica, um nível de consciência tal que não se traduza
em idéias, porque as idéias não mudam a realidade, o que muda a realidade são
as atitudes, que se transformam em atos e práticas."
AUTORIA
Claudo Antonio G. Egler
Doutor em Economia pela Unicamp; professor do Departamento de Geografia
da UFRJ.
Clovis Dotori
Licenciado em Geografia e História; professor do Colégio Pedro II e do Departamento
de Geografia da PUC-Rio.
Analia Margarita Romanello
Mestranda em Geografia pela UFRJ; professora de 2º grau.
Rosalina Maria Costa
Mestre em Geografia pela UFRJ; professora de 2º grau do CAP/UFRJ.
1
A U L A
1
A U L A
O espaço da Geografia
Nesta aula, que inicia o Telecurso 2000
do 2º grau, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre a Geografia, enquanto
ciência que estuda as relações entre sociedade e natureza. Vamos aprender
que o espaço geográfico é um conceito fundamental para sintetizar as múltiplas
formas e os diversos processos que ocorrem na superfície da Terra, em um
determinado período de tempo.
Veremos que os métodos da Geografia não se resumem apenas a descrever
a superfície da Terra, mas principalmente avaliar as transformações que ocorrem
no espaço geográfico, enquanto produto histórico da atividade humana.
Por que o espaço geográfico é um conceito importante para a geografia?
Qual a relevância de seu conhecimento para compreender o mundo atual?
Nunca o conhecimento geográfico e uma iniciação ao raciocínio espacial
foram tão necessários para a formação dos cidadãos como nos dias atuais.
A mídia transmite informações procedentes de todos os países do mundo. Caso
se queira que essa onda de notícias produza mais do que a simples indiferença
do espectador, é preciso que ele possa ter uma representação integrada do globo,
suficientemente precisa e diferenciada. Não é possível compreender o mundo
atual sem um mínimo de conhecimento geográfico.
Como veremos nesta aula, o espaço deve ser considerado como um conjunto
indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos,
objetos naturais e objetos sociais, e de outro, a vida que os preenche
e os anima, ou seja, a sociedade em movimento.
Desde a Antiguidade, o saber sobre o lugar e sua posição na superfície
terrestre sempre foi fonte de conhecimento e poder. Quando Heródoto -
considerado o pai da Geografia e da História - descreveu o Egito como “uma
dádiva do rio Nilo”, relacionou a fertilidade da terras agrícolas com as cheias
periódicas que depositavam matéria orgânica em suas margens.
Essa relação já era conhecida pelos sacerdotes egípcios, que eram chamados
para recompor os limites das propriedades alterados pelas águas e utilizavam
1
as medições do nível das cheias para estimar as safras agrícolas do reino A U L A
e calcular o volume de impostos que seriam arrecadados pelos funcionários
do faraó.
Foi também Heródoto que, ao descrever a batalha de Maratona entre
atenienses e persas, mostrou como o conhecimento preciso do terreno permitiu
que os gregos derrotassem o exército persa, muito mais numeroso, infligindo
mais de seis mil baixas ao inimigo, enquanto os soldados de Atenas teriam
perdido menos de duzentos homens.
A importância do conhecimento do lugar onde se desenvolve qualquer
atividade humana é decisiva para atingir um fim proposto. Nesses dois exemplos
históricos, vimos a importância do espaço geográfico, seja na produção de
bens materiais, seja nas práticas culturais, seja na guerra.
Vê-se, então, que a profissão de geógrafo é muito antiga. Durante muitos
séculos ela foi considerada de muita importância, tanto para os soberanos como
para os homens de negócio, pois os mapas e demais informações fornecidas
pelos geógrafos eram tão indispensáveis ao governo dos Estados, ou ao comércio,
quanto o comando dos navios ou das tropas.
O saber geográfico na tomada de decisões, hoje, está presente em muitas das
questões que afetam o futuro da humanidade. Tomemos, por exemplo,
a questão ambiental, que expressa os problemas atuais quanto à capacidade de
o planeta Terra suportar a exploração desenfreada dos recursos naturais
e depurar a imensa quantidade de resíduos lançados diariamente na biosfera.
A questão ambiental evidencia claramente o estágio atual das relações entre
sociedade e natureza, em que o crescimento urbano e industrial alterou
radicalmente as condições naturais da existência humana, comprometendo a
continuidade da vida na superfície terrestre. Nesse campo, a Geografia possui
conhecimento acumulado capaz de ajudar a compreender as origens e os efeitos
das mudanças que estão ocorrendo na Terra, enquanto morada dos homens.
Outro aspecto em que a Geografia pode nos ajudar a compreender melhor
o mundo atual diz respeito à distribuição da riqueza. Hoje, a maior parte
da riqueza material está concentrada em países que abrigam apenas a quarta
parte da população mundial, o que mostra que as formas humanas de apropria
ção da natureza também estão desigualmente repartidas na superfície
da Terra. E isso se deve aos processos sociais que moldam as diferentes
paisagens na superfície da Terra.A natureza sempre foi o celeiro do homem. Mas, para que o animal homem
se torne o homem social é indispensável que ele também se torne o centro
da natureza. Ele consegue isso pelo uso consciente dos seus instrumentos
de trabalho. As ferramentas - um prolongamento dos membros humanos - são
produtos do desenvolvimento da tecnologia, isto é, da aplicação do conjunto
de conhecimentos científicos acumulados pela sociedade.
A Geografia também busca desvendar as relações que se estabelecem no
interior das sociedades humanas, em sua infindável apropriação da superfície
da Terra como meio de produção, isto é, como lugar para produzir seu sustento
e construir seus abrigos. A distribuição desigual da população e da riqueza no
espaço terrestre pode ser explicada pela maneira com que as sociedades estão
organizadas para a produção dos bens materiais necessários à sua reprodução.
Os fatores naturais que condicionam a produção, tais como o clima, a água,
o solo, os minerais e as florestas são importantes, mas não são determinantes.
As diferentes possibilidades de retirar da natureza os bens que atendem às suas
necessidades mais elementares dependem das relações sociais entre os homens
e do nível de desenvolvimento tecnológico alcançado por eles.
O espaço do qual o ser humano se apossa é reconhecido, em qualquer
período histórico, como um resultado da produção. O ato de produzir é igualmente
o ato de produzir espaço. A promoção do homem animal para homem
social deu-se quando ele começou a produzir. E produzir significa tirar da
natureza os elementos indispensáveis à reprodução da vida. A produção, pois,
supõe uma relação entre o homem e a natureza, por meio das técnicas e dos
instrumentos de trabalho.
As maneiras de produzir mudam. As relações entre o homem e a natureza
mudam. Podem igualmente mudar a distribuição dos objetos criados pelo
homem para poder produzir e, assim, a sua própria vida. Basta que nova planta
seja domesticada e incorporada à produção para que se imponha um novo
comando sobre o tempo. E isso impõe, ao mesmo tempo, localizações novas, isto
é, nova organização do espaço geográfico.
O final do século XV - com o progresso da navegação, a implantação da
segurança no mar e a introdução do comércio e da colonização da América
recém-descoberta - tornou-se um marco importante na transformação do que
se chama de ecúmeno (do grego: oykos = casa), isto é, a parcela da superfície
da Terra habitada permanentemente pelas comunidades humanas.
O final do século XIX - com a formação dos grandes impérios - marcou um
momento fundamental nesse desenvolvimento. A estrada de ferro, o navio a
vapor, o telégrafo sem fio e a
revolução bancária mudaram
completamente a noção de dist
ância e, como conseqüência,
as escalas de tempo e espaço.
Nessa definição de momentos
marcantes da história
da humanidade, chegamos à
época atual, comandada pela
revolução científico-tecnol
ógica, na qual o desenvolvimento
de novos meios de produ
ção transformou completamente
a relação entre sociedade
e natureza.
1
As transformações no espaço geográfico, resultantes da revolução científico- A U L A
tecnológica, provêm da intervenção simultânea de redes de influência que operam
ao mesmo tempo em uma multiplicidade de lugares espalhados pela superfície da
Terra. Isso revolucionou também nossa noção de tempo e de velocidade. Chegamos
finalmente a um mundo onde, melhor do que em qualquer outro período
histórico, podemos falar de um espaço total em tempo real.
Nesta aula você aprendeu que:
· o conceito de espaço geográfico é de fundamental importância para
a Geografia, enquanto ciência que estuda as relações entre sociedade
e natureza;
· esse conhecimento pode contribuir para uma melhor compreensão de
muitos problemas que afetam o futuro da humanidade, como, por exemplo,
a questão ambiental;
· existe uma relação direta entre as formas de apropriação da natureza
e os processos sociais, que explicam a distribuição da riqueza desigual
na superfície da Terra;
· o espaço geográfico é o produto histórico da aplicação de técnicas
e conhecimentos acumulados pelas sociedades humanas e, por isso, está
em constante transformação;
· a revolução científico-tecnológica acelerou a velocidade das mudanças
no tempo e reduziu as distâncias no espaço.
Exercício 1
Por que o geógrafo e historiador grego Heródoto disse que o Egito era “uma
dádiva do Nilo”?
Exercício 2
Como a sociedade se estrutura para retirar da natureza o seu sustento
e organizar o espaço geográfico?
Exercício 3
Marque com X a alternativa correta.
Por que o conhecimento do meio geográfico é considerado de grande
importância desde a Antiguidade?
a) ( ) Porque o conhecimento do lugar onde se desenvolve qualquer
atividade humana é fundamental para se atingir um fim proposto.
b) ( ) Porque influi na tomada de decisões sobre a utilização racional dos
recursos naturais.
c) ( ) Porque permite um melhor aproveitamento dos recursos e gera
informação indispensável para qualquer atividade comercial e polí-
tica.
Exercício 4
Qual o significado da frase: “as formas humanas de apropriação da natureza
estão desigualmente repartidas na superfície da Terra”. Analise por que isso
ocorre.
Exercício 5
Que ligações existem entre as mudanças no tempo histórico e as transforma
ções no espaço geográfico?

4 comentários:

  1. EI PESSOAL O LINK PARA BAIXAR ESSA APOSTILA COMPLETA
    É ESSE ABAIXO BOA SORTE
    http://rapidshare.com/files/238607277/Telecurso2000MedioGeografia.pd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode me enviar o link por email da apostila de historia e de geografia ? gesoares11@gmail.com

      Excluir
    2. pode me enviar o link por email da apostila de historia e de geografia ? gesoares11@gmail.com

      Excluir
  2. OI NOVAMENTE , ESTAR AQUI OS LINKS ONDE ESTÃO AS APOSTILAS É SÓ PRESTAR ATENÇÃO EM CADA LINK, E BAIXAR O QUE VOCÊ QUISER....http://rapidshare.com/files/238627690/Telecurso2000MedioPortugues.pdf

    http://rapidshare.com/files/238621402/Telecurso2000MedioHistoriaGeral.pdf.....

    http://rapidshare.com/files/238625945/Telecurso2000MedioMatematica.pdf.....


    http://rapidshare.com/files/238595828/Telecurso2000MedioBiologia.pdf......

    http://rapidshare.com/files/238629444/Telecurso2000MedioQuimica.pdf....

    http://rapidshare.com/files/238610538/Telecurso2000MedioGrauIngles.pdf....

    ResponderExcluir