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sábado, 27 de novembro de 2010

TELECURSO 2000

Telecurso 2000 - Quilombos
O projeto Quilombos foi criado em 2002 pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Multiplicar. A iniciativa de inclusão social ofereceu ensino fundamental a cerca de 400 jovens e adultos de comunidades remanescentes de quilombos, por meio do Telecurso 2000.
Sua implantação teve início nas comunidades Kalunga de Teresina, de Goiás e de Cavalcante, e a aula inaugural contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, o projeto expandiu-se para outras comunidades remanescentes de quilombos, através da implantação de telessalas em Senhor do Bonfim, na Bahia, e Garanhuns e Salgueiro, em Pernambuco.
Em todas essas comunidades quilombolas, os participantes das telessalas enfrentaram diversos desafios. As longas distâncias e as condições precárias dos caminhos dificultaram o acesso, e muitos tiveram que subir e descer serras, remar longas distâncias em rios e áreas alagadas em épocas de enchente. Muitas vezes, era preciso esperar horas a fio para conseguir atravessar um rio.
As ações incluíram também a edição do livro Histórias que nos inspiram, lançado pela Fundação em conjunto com o Instituto Multiplicar. Na obra, alunos e educadores das comunidades quilombolas relatam histórias vivenciadas dentro do projeto, que considerou o cunho histórico e o verdadeiro significado da palavra quilombo – reafirmação da luta pela sobrevivência –, desconhecido pela maioria dos brasileiros.
Na formação continuada de educadores e gestores do Telecurso 2000 foram valorizadas a identidade, a História e a cultura das comunidades quilombolas.
Tom do Pantanal
Tom do Pantanal é um projeto de educação ambiental e musical cuja concepção se espelhou no sucesso do Tom da Mata. Sua metodologia consistiu na produção de material educativo, distribuído para 863 escolas da rede pública. A medida beneficiou cerca de 670 mil alunos de 5ª a 8ª séries e capacitou 1.726 professores, estimulando-os a preservar a cultura pantaneira e o Pantanal, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Além de trabalhar a música e o tema do meio ambiente nas escolas de forma interdisciplinar, o projeto tem como objetivos sensibilizar a sociedade para a importância de preservar o Pantanal, disseminar o conhecimento da cultura regional e estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuam na região.
O kit educativo é composto por uma série de vídeos – um de apresentação, dois de capacitação e dez temáticos, para uso em sala de aula –, CD com músicas de Tom Jobim e de compositores representativos do Pantanal, cadernos de orientação para os professores, caderno com atividades de educação musical, CD-ROM com todo o conteúdo dos programas, e um jogo educativo (RPG) que estimula a curiosidade e a descoberta das características do meio ambiente de cada localidade da região.
A água é o fio condutor do projeto, que aborda os principais fatores socioambientais do Pantanal, tais como a flora, a fauna, os recursos pesqueiros, a cultura regional, o ecoturismo e os aspectos econômicos. A cada assunto tratado, eram enfatizadas as ações educativas já existentes e sublinhadas as principais agressões sofridas pela natureza, com sugestão de medidas que podem ser adotadas para reduzir seus efeitos e contribuir para a sua preservação.
Museu da Língua Portuguesa



Museu da Língua Portuguesa é a primeira instituição totalmente dedicada ao idioma natal de um país. É um museu do século 21, com novas formas de relacionar seu acervo com o público. Tem um vasto conteúdo –  sobre a linguagem, a história da língua, os inúmeros idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos – que é apresentado por meio de diversas mídias. Em vez de passear por uma sucessão de objetos e textos presos às paredes, o público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva pela língua, que inclui a exibição de filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos.
O objetivo maior do Museu da Língua Portuguesa é fazer com que as pessoas se surpreendam e descubram novos aspectos do idioma que falam, lêem e escrevem – a partir de uma perspectiva antropológica de transformação do homem, em que a Língua é tomada como a expressão máxima da essência de nossa cultura. O ambicioso projeto baseou-se na conjugação de três áreas de atuação: conteúdo, arquitetura e museografia.
Em pleno coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu tem um projeto museográfico que conduz o visitante a um mergulho em um mundo regido pelo idioma falado no Brasil. Para todos os lados que se olhe, a tecnologia está à disposição do conteúdo para criar uma ambientação especial, na qual a cultura brasileira se mistura com a língua falada pelo povo.


O Museu também conta com uma versão virtual – www.museudalinguaportuguesa.com.br –, permitindo a visita e o acesso aos textos e imagens sobre os assuntos abordados em suas instalações. Uma equipe multidisciplinar, formada por acadêmicos de várias universidades brasileiras, produziu especialmente para o portal conteúdos que aprofundam as questões ligadas à Língua Portuguesa.

A Fundação desenvolveu ainda um subprojeto, que levou material didático e um conjunto de atividades preparatórias sobre o Museu a educadores das áreas de Letras, Educação Artística, História e Geografia. Organizados através de uma rede cooperativa que envolveu a troca de informações através de um ambiente virtual, encontros presenciais e videoconferências, 4.123 professores, de 664 escolas localizadas em 169 municípios do estado de São Paulo, foram convidados a conhecer o espaço, levando seus alunos.
Telecurso 2000 - Avançar É Preciso
O projeto ofereceu a aproximadamente nove mil jovens e adultos, que por algum motivo não terminaram a educação básica, a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio. Cerca de 500 educadores e gestores participaram do processo de formação continuada para trabalhar a metodologia do Telecurso 2000, desenvolvida e implementada em 480 telessalas pela equipe da Fundação com apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Sesi. Além dos livros e vídeos com o conteúdo curricular dos ensinos fundamental e médio, os alunos e professores receberam material pedagógico complementar relacionado às atitudes de cidadania.
A avaliação externa do projeto comprovou a qualidade e eficácia das ações do Telecurso 2000 em Santa Catarina, onde a média de aprovação por turma foi de 97,8%.



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