Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 14 de março de 2011

A nutrição parenteral

A nutrição parenteral é geralmente utilizada em pacientes que não possuem capacidade de se alimentar pelas demais vias, sendo elas a oral e a enteral. Os profissionais da área visam evoluir a via de alimentação do paciente, passando para enteral e finalmente chegando à via oral.

Porém, alguns pacientes não possuem condições de evoluir em relação à alimentação, tendo que utilizar a alimentação parenteral por tempo prolongado.

Esse fato é preocupante, pois a acesso para essa alimentação gera riscos de contaminação, dentre outras complicações.

Nessa área, trabalho recente foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade de vida  e o comportamento alimentar de pacientes que recebem alimentação parenteral por tempo prolongado. Os resultados evidenciaram que a qualidade de vida, estado emocional e capacidade de ingestão oral estavam prejudicados. Os dados sugerem que o desenvolvimento de atividade física quando possível, pode amenizar essas complicações.

Outro estudo aborda uma aplicação diferente para a nutrição parenteral, sendo em pacientes com anorexia nervosa, distúrbio grave que causa desnutrição e demais complicações. Dentre as estratégias de reabilitação nutricional, a nutrição parenteral mostrou-se eficaz no grupo em estudo, submetido a tratamento da anorexia.

A nutrição parenteral é uma ótima opção para recuperar e/ou manter o estado nutricional, quando não há possibilidade de utilizar as demais vias de alimentação. Os pacientes devem ser estimulados dentro de suas limitações e, logo que possível deve-se evoluir para outras vias de alimentação, usufruindo dos benefícios e evitando as complicações dessa via.


Nenhum comentário:

Postar um comentário